WhatsApp: (91) 98895-3102
S.O.S Sindmepa: (91) 99893386

Categoria comemora a conquista das eleições para o Conselho de Saúde

0

O Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) foi eleito e representará os médicos e a sociedade na busca de melhorias na área da saúde. |O Conselho de Saúde possibilita a maior participação da sociedade no controle, gerenciamento e fiscalização da aplicação dos recursos do SUS, além de acompanhar a política de saúde desenvolvida no estado|, declarou João Gouveia, diretor do Sindmepa, que fez parte do Grupo de Trabalho Executivo que organizou a eleição.
O processo de eleição do CES ocorreu com a realização de plenárias regionais nos doze municípios pólos do Estado, onde mais de mil pessoas participaram das discussões e indicaram delegados para a escolha das entidades, na plenária estadual.
No total 294 delegados (76 do segmento de Gestores, 78 de trabalhadores e 140 de usuários) elegeram 14 entidades de usuários, sete de entidades de trabalhadores e sete do segmento de Gestores, que tomarão posse do novo CES até o dia 27 de julho.
Eleição – Na plenária estadual estavam presentes a secretária de Estado de Saúde, Sílvia Comarú, a secretária adjunta da Sespa, Danielle Cavalcante, Jorge Panzera, chefe da Casa Civil em exercício, Cláudio Carvalho, coordenador do Grupo de Trabalho, Antônio Alves de Souza, secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde e conselheiro nacional de Saúde e representantes dos segmentos de saúde.

O Sindmepa participou das plenárias regionais e elegeu 7 médicos como delegados. Três deles não fazem parte da diretoria do sindicato. |É importante a participação dos médicos que não fazem parte da diretoria, pois eles passam a entender um pouco melhor como é a luta do Sindmepa em busca de melhorias nas condições de trabalho e remuneração do profissional|, comentou Luiz Sena, diretor do Sindmepa.

CONFIRA A COMPOSIÇÃO DAS ENTIDADES ELEITAS:

>> Segmento de Gestores: Cosems (Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde com 02 vagas), Sespa (com 03 vagas), Sindespa (Sindicato dos estabelecimentos de serviços de saúde no Pará) e Ahcsep (Associação de Hospitais e Casas de Saúde do Pará).

>> Segmento dos Trabalhadores: Sindsaúde (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Pará, com 02 vagas), Sindmepa (Sindicato dos Médicos do Pará), Sintesp (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Públicos no Estado do Pará), Sinthosp (Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casa de Saúde no Pará), Senpa (Sindicato dos Enfermeiros do Pará) e Coren (Conselho Regional dos Enfermeiros no Pará).

>> Segmento de Usuários: CTB (Central de Trabalhadoras do Brasil); CUT ( Central Única dos Trabalhadores),Força Sindical do Pará; UGT (União Geral dos Trabalhadores PA); Fetagri (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura PA); UBM (União Brasileira de Mulheres); Gempac (Grupo de Mulheres Prostitutas do Estado do Pará); Conan (Confederação Nacional das Associações de Moradores); Acebel (Ação Comunitária de Belém); Mops (Movimento Popular de Saúde); Pastoral da Criança; Appd (Associação dos Portadores de Deficiência); Morhan (Movimento de Reintegração das Pessoas com Hanseníase e Artc (Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Pará).

Centenas de usuários, trabalhadores e gestores de saúde comemoraram a formação do novo Conselho Estadual de Saúde do Pará (CES), que depois de dez anos voltou a ser escolhido por eleições diretas no dia 22 de julho.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará