WhatsApp: (91) 98895-3102
S.O.S Sindmepa: (91) 99893386

Comissão debate prevenção aos acidentes com escalpelamento no Estado

0

Integrantes da Comissão Estadual de Prevenção aos Acidentes com Escalpelamento estarão reunidos hoje (14), em mais uma reunião mensal, para definir a organização do primeiro Seminário Estadual de Erradicação e Prevenção aos Acidentes com Escalpelamento, que acontecerá no dia 28 de agosto.

O encontro, que acontece no auditório do Centro Estadual da Fundacentro, em Belém, também debaterá a nova lei, promulgada pela União, que obriga os proprietários de barcos a protegerem as máquinas e os eixos dos motores, impedindo que mulheres sejam vítimas dessa tragédia que vitima, em sua maioria, mulheres paraenses.

De acordo com a nova lei, os proprietários ou comandantes de barcos que forem flagrados com os eixos dos motores descobertos serão multados, terão as carteiras de marítimos confiscadas e o barco será apreendido.

O escalpelamento é o arrancamento brusco, parcial ou total, do escalpo humano, o que leva a deformações severas e gera traumas permanentes, tanto físicos quanto psicológicos. A assistente social do Departamento de Educação em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Patrícia Gomes, lembra que o acidente ocorre quando as pessoas se aproximam do motor ou da hélice em barcos precários, onde não há proteção para os respectivos eixos. |Ao se aproximarem, as vítimas, em geral mulheres, têm seus cabelos repentinamente puxados pelo eixo da embarcação, que arranca todo ou parte do escalpo, orelhas, sobrancelhas e uma enorme parte da pele do rosto e pescoço.

A outra pauta da reunião será o parecer favorável do senador Inácio Arruda ao projeto que cria o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento, a ser lembrado anualmente em 28 de agosto. O projeto, de autoria do deputado federal Sebastião Rocha, precisa passar pelo Plenário do Senado. A data também coincide com a realização, em Belém, do primeiro Seminário Estadual de Erradicação e Prevenção aos Acidentes com Escalpelamento em local ainda não definido.

Serviço: A reunião será às 14 horas na Fundacentro, localizada na travessa Bernal do Couto, 781, entre Generalíssimo e Dom Romualdo. Fone: 3212-9008.

Fonte: Sespa

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará