WhatsApp: (91) 98895-3102
S.O.S Sindmepa: (91) 99893386

Diretores do Sindmepa são empossados no Conselho de Saúde

0

Os diretores do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), Waldir Cardoso (titular) e Luiz Sena (suplente) foram empossados como representantes do novo Conselho Estadual de Saúde do Pará (CES). A cerimônia de posse ocorreu no dia 27 de julho, no Palácio dos Despachos, com a presença da governadora Ana Júlia Carepa.

 

Além do Sindmepa, mais 27 entidades, representando os segmentos de gestores, usuários e trabalhadores, foram escolhidas em um processo de eleição que contou com a realização de plenárias regionais nos doze municípios pólos do Estado. Mais de 1 mil pessoas participaram das discussões e indicaram delegados para a escolha das entidades, durante plenária estadual, realizada no dia 22 de julho.

 

A eleição do novo CES foi fruto da Lei 7.264, de 24 de abril de 2009, assinada pelo governo estadual, tornando mais democrática a escolha das entidades com assento no Conselho, que durante 10 anos era definido por decreto governamental, e trouxe a rotatividade da mesa diretora (com eleições a cada ano) e da presidência da entidade, que antes era destinada exclusivamente ao secretário de Estado de Saúde.

 

 

Para o médico Luiz Sena, o novo Conselho Estadual tem o desafio de conhecer as realidades dos 143 municípios do Pará e planejar propostas que realmente sejam implementadas na forma de polí­ticas públicas. |Será esse o posicionamento do Sindmepa, sempre em busca de melhores condições de vida e acessibilidade aos serviços de saúde para todos os paraenses, sobretudo aqueles que mais precisam, como as comunidades ribeirinhas|, ressaltou.

 

A governadora Ana Júlia Carepa descreveu o novo Conselho como uma grande conquista da sociedade, e também ressaltou que a responsabilidade social deve crescer na mesma medida. |A participação popular é uma grande conquista, mas não significa somente o direito de escolher. Também significa que a sociedade tem que dividir a responsabilidade na definição de prioridades de investimento nas políticas de saúde, tem que ser co-partícipe junto com o Estado, e que o pensamento para chegar a essas escolhas tem de estar no beneficiário final do sistema de saúde|, afirmou a governadora.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará