WhatsApp: (91) 98895-3102
S.O.S Sindmepa: (91) 99893386

Sindmepa denuncia precariedade da Unidade de Ananindeua

0

Falta de infraestrutura e segurança são uns dos principais problemas da Unidade de Saúde da Família Lago Azul, localizada no município de Ananindeua, na Região Metropolitana. O espaço onde a unidade funciona é quente, apresenta apenas um banheiro (dentro da sala de consultas, que além de não ter portas está interditado porque o sistema de esgoto está entupido) e o único aparelho para verificar a pressão arterial está quebrado. Também não dispõe de água para beber e nem de equipe de segurança para proteger os profissionais de saúde e os pacientes.

A constatação foi feita pelo Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), durante a visita institucional da entidade ao local, no dia 21 de setembro, em decorrência de uma denúncia. |O Sindmepa tem uma política de visitar as Unidades de Saúde e Hospitais para avaliar as condições de trabalho em que a medicina é exercida. Mas também atendemos as denúncias da categoria quando percebem que algo não está bem no seu ambiente de trabalho|, comentou o Wilson Machado, diretor do Sindmepa.

O programa Estratégia Saúde da Família (ESF) é um excelente modelo de Atenção Básica, que aproxima o atendimento do cidadão, desafoga os Prontos Socorros Municipais e que pode ajudar na diminuição da incidência de doenças de média e alta complexidade, através da promoção de saúde. |Quando aplicado de maneira correta, o ESF pode trazer vários benefícios para a população. Entretanto, as autoridades de saúde precisam garantir infraestrutura mínima para que o atendimento tenha qualidade. Não é o caso do PSF Lago Azul|, esclarece Waldir Cardoso, diretor do Sindmepa.

A equipe formada por um médico, uma enfermeira, um técnico de enfermagem e seis agentes comunitários atende 200 famílias da região e está há cinco meses sem agente administrativo, obrigando que um profissional tenha uma sobrecarga de trabalho, inviabilizando a eficiência das tarefas.

A farmácia do local está abastecida com remédios básicos, além de alguns com o prazo de validade perto de vencer. A solicitação de exames especializados como eletrocardiograma é demorada, assim como o encaminhamento de pacientes para especialistas como neurologista ou endocrinologista, já que a unidade só dispõe de uma consulta por mês para estas especialidades.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará