WhatsApp: (91) 98895-3102
S.O.S Sindmepa: (91) 99893386

Sindmepa Informa – 30.12.2012

0

IASEP ATRASA

O Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) fecha o ano com atraso de quatro meses no pagamento dos serviços prestados. Segundo informações de funcionários, essas obrigações de pagamento entrarão para o orçamento de 2013. Muitos hospitais, clínicas e profissionais da área de saúde deixaram de atender seus associados por não haver seriedade no acordo firmado na concepção do contrato com esse órgão. Está feita a denúncia e o Sindmepa vai cobrar respostas ao gestor público responsável.

CONTRAMÃO DA MUNICIPALIZAÇÃO

Desde o dia 14 de novembro a gestão do Hospital Geral de Tailândia voltou para a responsabilidade do Estado, a pedido da prefeitura do município. O novo gestor que assumiu o município com a cassação do titular, alegou atraso nos repasses do Estado para a manutenção do hospital, que vem funcionando de forma precária. É mais um hospital que caminha para a privatização, o que consideramos lamentável.

SAÚDE DO TRABALHADOR

No último dia 17, foram eleitas na reunião do Conselho Estadual de Saúde, as 12 entidades que comporão a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (Cist-Pará). O Sindmepa fará parte da comissão. A Cist Pará vai coordenar os debates que vão nortear a Política de Saúde do Trabalhador.

SESPA E ATENÇÃO BÁSICA

Relatório quadrimestral enviado pela Sespa (período maio/agosto/2012), mostra que quase 44% dos recursos aplicados na Atenção Básica foram por meio de ações do Presença Viva, programa rejeitado pelo CES, por não ser considerado uma política de saúde eficaz. Somado à suspensão do PAB Estadual aos municípios há mais de um ano, temos a verdadeira política do governo do Estado para a saúde. Estratégias sérias e resolutivas, com controle social, ficam só no papel.

AMAZONCOOP

A cooperativa Amazoncoop vem ameaçando com expulsão, por mensagens via celular, médicos associados que estão sendo recontratados pelo hospital da Beneficente Portuguesa pelo regime celetista. Há um ano, os médicos saíram do regime celetista e foram contratados via cooperativa. Agora o hospital está fazendo o sistema inverso. O Sindmepa está de posse das mensagens enviadas aos colegas por celular e tomará as medidas judiciais cabíveis.

DOENÇA DE CHAGAS

Já são 146 os casos confirmados da doença, de janeiro até quinta-feira, no Estado, sendo 65 em Abaetetuba. Também foram registrados três óbitos, dois em Abaetetuba e um em São Miguel do Guamá. Os dados foram divulgados pela Sespa durante lançamento do Manual de recomendações para diagnóstico, tratamento e seguimento ambulatorial de portadores da Doença de Chagas no Pará, dirigido a profissionais médicos, no auditório do Sindmepa.

FELIZ ANO NOVO

O Sindmepa Informa compartilha com todos os seus leitores o desejo de alegrias e boas novas no ano que vem vindo. Que 2013 seja repleto de saúde, paz e harmonia para todos. Que usuários de planos de saúde e do SUS possam usufruir de serviços de qualidade para que tenhamos um ano com menos sofrimento no bem maior do ser humano, a Saúde. Que venha 2013.

 

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará