WhatsApp: (91) 98895-3102
S.O.S Sindmepa: (91) 99893386

É hoje, em Brasília. Primeira contagem do Saúde Mais Dez.

0

O Movimento Saúde+10 realiza hoje, em Brasília, o seu primeiro Ato em Defesa da Saúde Pública, com concentração na Catedral de Brasília e passeata até o Congresso Nacional. A iniciativa, que tem como objetivo reafirmar a necessidade de fortalecer o SUS público, universal e integral, levou à capital federal cidadãos de diversos Estados brasileiros. Do Pará, está em Brasília, participando do evento, o diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso.

O Sindicato dos Médicos do Pará faz parte da rede de mobilização nacional em favor do projeto Saúde mais dez, que prevê a aplicação na saúde de 10% do PIB para o orçamento da União. As entidades que compõem o movimento acreditam que falta pouco para se alcançar o número de assinaturas (mais de um milhão) necessárias a que o projeto de iniciativa popular possa dar entrada na Câmara Federal para ser apreciado pelo Congresso Nacional.

Hoje será realizada a primeira contagem oficial de assinaturas para o projeto. O último projeto de iniciativa popular aprovado no Brasil foi o projeto que instituiu a Lei da Ficha Limpa, em maio de 2010, que cria limitações para o registro de candidaturas a cargo eletivo no país.

O movimento

Criado há um ano, o Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública tem como objetivo a coleta de 1,5 milhão de assinaturas em prol de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que assegure o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira, alterando, dessa forma, a Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012.

A iniciativa visa agregar, de maneira contínua e crescente, entidades organizadas e as diversas instituições, abrangendo toda a sociedade, nas cidades e no campo, no esforço cívico de encaminhar à Câmara Federal tal quantidade de assinaturas para a execução do citado projeto.

Entende-se que a justeza dessa proposição alcançará milhões de mentes e consciências, em uma ampla mobilização nacional, de caráter suprapartidário, exigindo a definitiva priorização da saúde como bem maior de uma nação soberana, que cuida do seu povo e garante os seus direitos constitucionais.

Serviço:

Com informações do site: www.saudemaisdez.org.br

 

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará