WhatsApp: (91) 98895-3102
S.O.S Sindmepa: (91) 99893386

Santa Casa poderá ser privatizada, denunciam médicos em AGE

0

O governo do Estado estaria já em fase avançada de negociações com o Cesupa para privatizar a Santa Casa de Misericórdia do Pará. Médicos denunciaram a estratégia na AGE realizada ontem, no auditório do Sindmepa.
Os profissionais que compareceram à Assembleia disseram que já há algum tempo negociações neste sentido estão em curso e nenhuma entidade de controle social da área da saúde foi consultada sobre esse projeto. “Consideramos isso uma traição, pois a Santa Casa é patrimônio público e histórico do povo do Pará, que deveria ser consultado sobre planos de transformar a instituição em hospital-escola de um curso de medicina privado”, disse o diretor administrativo do Sindmepa, João Gouveia.

Ele acrescentou que o Sindmepa vai denunciar a intenção do Estado ao Ministério Público Estadual, MP Federal, Conselho Estadual de Saúde (CES) e Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), entre outros.

Os médicos da Santa Casa também reafirmaram que as condições de trabalho estão piores que no período do movimento grevista da instituição, em 2011; denunciaram pendências da pagamento de plantões extras de outubro de 2012; e que os dois últimos acordos assinados, um por via judicial e outro com a Sespa, não estão sendo cumpridos.

Por fim, relataram que o governo está anunciando a mudança para a Nova Santa Casa e até agora os funcionários não foram chamados para esclarecimentos sobre os procedimentos a serem tomados para a mudança. “A falta de transparência na Santa Casa é uma constante, com a desativação do Conselho Gestor da entidade e a comissão da GDI (a gratificação de desempenho do hospital). Temos que reagir contra esse estado de coisas”, disse João Gouveia.

 

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará