WhatsApp: (91) 98895-3102
S.O.S Sindmepa: (91) 99893386

SUS comemora 25 anos, mas ainda há muitas lutas pela frente

0

Em 2013, o Sistema Único de Saúde (SUS) comemora 25 anos de existência. O Brasil é o único país com mais de 100 milhões de habitantes que assumiu o compromisso de oferecer um sistema de saúde gratuito, universal, integral e igualitário a toda população.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), Cid Carvalhaes, o SUS é uma conquista ousada e abrangente do povo brasileiro. Porém, ainda não existe uma política de estado pra saúde, um planejamento adequado para todas as ações de saúde e o financiamento é insuficiente, o que sucateia um serviço que teve como premissa garantir a todos direitos de acesso à saúde.

“A saúde pública obteve uma série de consagrações como, por exemplo, o sistema de vacinação, medicações para tratamento de HIV positivo e câncer, transplantes, cirurgias de grande porte e serviços de urgência. Em contrapartida, há uma demanda enorme e os recursos oferecidos são pequenos e a capacidade de instalação é insuficiente”, conta Carvalhaes.

Já sobre a política de recursos humanos, o presidente do Simesp explica que deixa muito a desejar. “Não temos uma carreira de Estado para o médico, a formação dos profissionais da saúde possui déficits especialmente na atualização e na sequência de educação continuada. Além disso, nossas autoridades ainda não deram uma resposta adequada à demanda da população brasileira”.

Fonte: Agência Brasil

 

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará