WhatsApp: (91) 98895-3102
S.O.S Sindmepa: (91) 99893386

Sindmepa Informa – 21.09.2014

0

LUTO

Perdemos nesta semana nosso diretor, querido amigo e companheiro de militância política em favor de uma saúde melhor para todos, Sérgio Figueiredo de Lima, vítima de infarto. Especialista em Medicina do Trabalho e Saúde do Trabalhador, era referência nas questões da área, tendo atuado na CIST municipal e estadual, sempre representando os interesses da categoria. Sérgio Lima esteve presente em todas as lutas lideradas pelo Sindmepa por melhores condições de trabalho, melhorias salariais e respeito à categoria. Deixa um vácuo na história da Especialidade no Pará.

CONSELHEIRO (CES)

Nosso diretor dr. João Gouveia está de volta ao Conselho Estadual de Saúde (CES), substituindo o diretor licenciado dr. Lafayette Monteiro, candidato a deputado estadual. Com sua vasta experiência nas questões relativas à gestão de saúde pública e ao SUS, o dr.Gouveia agregará grande contribuição às deliberações do CES.

DIÁLOGO HPSM

Na próxima quarta-feira, 24, o diretor do HPSM da 14 de Março, Raimundo Almada Neto, participará no Sindmepa de um debate sobre os problemas que envolvem o maior Hospital de urgência e emergência de Belém. A vinda do diretor ao sindicato foi articulada em reunião realizada nesta semana com diretores do Sindmepa, onde vários problemas enfrentados pela categoria no local foram abordados. Além da falta de condições materiais, o Sindmepa abriu caminho para a discussão de protocolos de atendimento e a abertura de diálogo com a categoria médica.

SUSPENSÃO DE ATENDIMENTO IASEP

Médicos do Iasep aprovaram, em AGE realizada esta semana no Sindmepa, a suspensão do atendimento pelo Instituto, até que se resolvam pendências que se arrastam há meses, sem providências da direção do órgão. Entre as queixas estão atraso de pagamento por seis meses, glosas indevidas e injustificadas, valores aviltantes dos procedimentos frente aos valores na CBHPM em vigor e a maioria dos contratos leoninos impostos pela Instituição, vencidos. Há risco de insolvência do plano.

VISITA MARABÁ

Nesta semana, o Sindmepa promoveu palestras em Marabá sobre Direitos dos Médicos. O evento, bastante concorrido, foi importante para orientar e tranquilizar a categoria no exercício profissional e sepultar boatos inconsequentes. A situação de superlotação e falhas na escala de médicos do hospital materno-infantil é um dos graves problemas que precisam ser equacionados em Marabá.

CESARIANAS

O Sindmepa participou de audiência pública esta semana, na OAB, que discutiu a alta incidência de cesarianas no Pará. Concordamos que temos que tratar desse assunto usando mais a razão que a emoção. O direito da mulher de escolher a cesariana é um dos aspectos que precisam ser abordados. Assim como a questão da remuneração, visto que o parto normal demanda de 12 a 14 horas para sua resolução. Acreditamos que não será por decreto que se resolverá a situação e que não deve haver interferência na indicação médica e científica da cesárea. Deve ser criada infraestrutura adequada para realização de parto normal, tanto no serviço público, quanto privado. E quanto a tratar o assunto como violência obstétrica é totalmente inadequado e não contribui para o debate e resolução do problema.

 

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará