WhatsApp: (91) 98895-3102
S.O.S Sindmepa: (91) 99893386

Estado planeja redefinir perfil dos hospitais de Belém

0

O novo Secretário de Estado de Saúde Pública (Sespa), Vítor Mateus, informou a diretores do Sindmepa, na última terça, 2, que o Estado pretende redefinir o perfil dos hospitais de Belém para melhor atender a população. O assunto foi debatido durante reunião entre a Sespa e o Sindmepa que discutiu uma ampla pauta de assuntos voltados à saúde.

A ideia é concentrar atendimentos especializados como transplantes, por exemplo, para haver melhor qualidade no atendimento tanto antes quanto depois dos procedimentos cirúrgicos.

Pela nova conformação planejada, o Hospital Ophir Loyola vai compor uma uma ampla rede de serviços de oncologia e transplantes de rins e córneas, além de implementar os serviços de transplantes de fígado e coração. Também devem compor a rede o Hospital Jean Bittar, o serviço de cuidados paliativos, NAE, ambulatório que será deslocado para o prédio do Iasep, na D. Romualdo, além do novo Hospital Oncológico Infantil.

O Estado deve terceirizar os serviços de alguns dos anexos para uma O.S.

O secretário frisou que pretende estudar uma forma de acordo que assegure, através do Estado, provisionamento de verbas para garantias de direitos trabalhistas nas rescisões de contratados de OSs.

O Sindmepa também levou à reunião a proposta de Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração e a situação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia – Unacom, que visa realizar atendimentos de quimioterapia e radioterapia no Hospital Barros Barreto. O diretor Wilson Machado disse que é lamentável a situação em que a unidade se encontra no momento. “Vários equipamentos estão praticamente destruídos por falta de uso”, disse.

A esse respeito, o secretário respondeu que estão sendo feitos estudos para melhorias da Unacom e alternativas para solucionar o problema enfrentado pela unidade. Entre as soluções, o local deverá ser administrado pelo hospital Ophir Loyola.

Ficou marcada uma visita técnica ao novo Hospital Oncológico Infantil para o próximo dia 15. Participaram da reunião com o titular da Sespa, os diretores Douglas Vasconcelos, João Gouveia, Laffayete Monteiro, Paulo Bronze, Vilma Hutim e Wilson Machado, além do Dr. Hélio Franco.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará