WhatsApp: (91) 98895-3102
S.O.S Sindmepa: (91) 99893386

Descontos de médicos serão devolvidos

0

Médicos plantonistas que atuam nos hospitais Abelardo Santos, de Salinas, Cametá e Tucuruí, que tiveram redução de salários em atividades efetivamente realizadas, terão de volta a diferença descontada já neste mês. De acordo com o secretário de Saúde do Estado, Vitor Mateus, a diferença será reposta junto com os salários de julho. Ele avisou ainda que não existe nenhuma intenção de manter redução de valores nos próximos meses.

A redução dos valores de plantões já realizados pegou de surpresa vários médicos que trabalham nesses hospitais municipais e no Abelardo Santos, de Icoaraci. A Sespa informou que a redução aconteceu em função de “limite de alerta” da Secretaria da Fazenda de que o Estado estava no limite do permitido pela  Lei de Responsabilidade Fiscal. Para cumprir a LRF, a Sespa precisará de fato promover redução em sua folha de pagamento, mas envolvendo todo o corpo funcional da Secretaria, sem comprometer o atendimento de saúde.

A conversa com o Secretário de Saúde aconteceu hoje de manhã com a participação dos diretores do Sindmepa, João Gouveia e Wilson Machado, além de médicos do Hospital Universitário João de Barros Barreto que trabalham na Unacom do Hospital. Sobre os contratos em atraso com os médicos radiologistas e os físicos da Unacom, cujos salários eram mantidos por convênio entre a Sespa e o HUJBB, o secretário informou que serão pagos em seis parcelas até o final do ano. Ainda em julho, devem ser pagas duas parcelas dos contratos em atraso.

O não repasse dos salários desses profissionais foi um dos problemas que levou à quase paralisação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom). O físico Luiz Carlos Albuquerque, que participou da reunião, disse que acredita que finalmente os problemas da Unidade comecem a ser resolvidos a partir de hoje: “Esta foi realmente a primeira reunião que teve definições de fato”, disse o médico.

No próximo dia 23, haverá uma reunião com a participação da Sespa, Sindmepa, direção do HUJBB e o reitor da UFPA para discutir o retorno do funcionamento da Unacom em sua totalidade.

Também foi discutida na reunião com o secretário a criação de um Grupo de Trabalho visando a redução e prevenção de acidentes de trânsito na capital, especialmente os acidentes de moto e de um grupo para discutir as situações de calamidade e urgências que repercutem na área da saúde.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará