WhatsApp: (91) 98895-3102
S.O.S Sindmepa: (91) 99893386

Colesterol alto, uma doença silenciosa que pode gerar graves problemas

0

No último dia 8 de agosto foi comemorado o Dia Nacional de Controle do Colesterol, uma data importante para lembrar e incentivar a população a manter a saúde em dia com ações simples que podem salvar vidas, entre elas: alimentação balanceada, exercícios físicos, e controlar doenças como a diabetes e hipertensão – que ajudam a evitar o colesterol alto.

O colesterol alto é uma doença silenciosa em sua fase inicial e não apresenta sintomas. A única forma de saber se o indivíduo possui a doença é realizando um exame de sangue, por isso é muito importante visitar regularmente um médico.

O colesterol é uma substância importante para o organismo que ajuda na formação de parte das células do corpo, de alguns hormônios, na produção da vitamina D e da Bile, além disso, ele também ajuda a proteger as células nervosas.

Apesar de ser uma substância indispensável para o organismo, ele pode deixar de ser saudável e causar sérios danos à saúde, caso esteja em nível elevado. O colesterol é produzido pelo organismo, mas também pode ser adquirido através da alimentação (ingestão de alimentos gordurosos).

Quando ele se encontra em excesso no sangue, fica depositado na parede das artérias, formando placas de gordura que podem “entupir” os vasos, dificultando a passagem do sangue e podendo, inclusive, causar diversos problemas cardiovasculares. O aumento do colesterol somado a outras doenças como hipertensão arterial, diabete e ainda ao tabagismo aumentam os riscos de doenças cardíacas e morte.

Segundo Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2013, cerca de 18 milhões de brasileiros com mais de 18 anos apresentam colesterol alto, este número representa 12,5% da população adulta.

Para controlar o colesterol é importante ingerir alimentos saudáveis, como: frutas, verduras e legumes, além de evitar alimentos gordurosos; praticar exercícios físicos e visitar regularmente um médico também faz parte das ações de controle ao colesterol alto.

 

 

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará