WhatsApp: (91) 98895-3102
S.O.S Sindmepa: (91) 99893386

FMB participa do VI Fórum Nacional de Ensino Médico

0

Foi encerrado hoje, em Brasília, o VI Fórum Nacional de Ensino Médico, promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em parceria com a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem). O evento discutiu os impactos no ensino médico da Lei nº 12.871/2013, que criou o Programa Mais Médicos e promoveu mudanças nas diretrizes curriculares dos cursos de medicina no País.

O Sindmepa, representado pelos diretores João Gouveia e Waldir Cardoso; e sindicatos que compõem a frente pró-fundação da Federação Médica Brasileira: Alagoas, Pernambuco, Tocantins e Ceará estavam presentes.

Entre as principais discussões, o entendimento do fórum sobre as diretrizes fixadas pela Lei do Mais Médicos é de que, como o nome já diz, diretrizes são princípios gerais, parâmetros a serem tomados na formação do médico, que definem uma política do País para essa formação, mas que podem ser adequados pelas escolas médicas, de acordo com sua realidade. “Essa flexibilidade vai ao encontro do princípio da autonomia da universidade”, afirma Waldir Cardoso.

Outra importante deliberação destacada por Cardoso foi a constituição de um grupo de especialistas, sob a coordenação do CFM e Abem, com a participação das entidades médicas, para em um prazo de um ano apontar propostas alternativas de diretrizes curriculares aos cursos de medicina. Essas propostas seriam enviadas ao Conselho Nacional de Educação e ao próprio ministro da Educação para a reformulação das diretrizes.

O processo de discussão do Fórum começou nos Estados, passou por cinco fóruns regionais culminando com o debate em Brasília. “Portanto, há um acúmulo de discussões com opiniões de especialistas e as sugestões aprovadas serão consolidadas em um documento a ser encaminhado às autoridades e publicado no site das instituições organizadoras do fórum em até 15 dias”, explicou Waldir Cardoso. Nenhum representante do governo compareceu ao evento e, entre os gestores, só mandou representante o Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems). A médica paraense, Cléa Bichara, da Sociedade Médico-Cirúrgica do Pará, também participou do evento.

 

 

 

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará