WhatsApp: (91) 98895-3102
S.O.S Sindmepa: (91) 99893386

Reunião discute os atuais índices de acidentes de trânsito

0

Por iniciativa do Sindmepa, foi realizada na manhã desta segunda-feira, 17, na Escola Técnica do SUS/Pará (ETSUS/PA), uma reunião para discutir os atuais índices de acidentes de trânsito no Estado. O objetivo é criar uma comissão provisória que atue nas frentes de educação e repressão no trânsito, a fim de reduzir os números de acidentes.

Segundo o diretor do Sindmepa, que esteve presente na reunião, João Gouveia, a violência no trânsito a nível nacional tornou-se um problema de saúde pública. “São muitas as vítimas que se envolvem nesse tipo de acidente e acabam gerando uma superlotação nos hospitais em todo o País, não é à toa que as principais mortes no Brasil são por acidentes de trânsito, em especial os que envolvem motocicletas”, frisou Gouveia.

Ainda segundo Gouveia, os custos referentes às internações e tratamentos das vítimas decorrentes de acidentes de trânsito são muito altos, e consomem em média 30% das verbas destinadas ao SUS. “Além dos custos hospitalares há também rebatimentos para a previdência social, já que a maioria dos envolvidos nesse tipo de acidente são jovens, que quando não vem à óbito, ficam inválidos pela gravidade dos acidentes, gerando sequelas tanto locomotoras quanto neurológicas, e precisam ser aposentados”, ressaltou Gouveia.

“A proposta do Sindmepa é criar um grupo de trabalho de prevenção e combate aos acidentes de trânsito para que assim ocorra uma redução do problema”, destacou.

De acordo com o coordenador do Comitê Estadual de Mortalidade Materna, Hélio Franco, que conduziu a reunião, mais de 40 mil pessoas em todo o País morreram devido a acidentes de trânsito em 2014, desse total, mais da metade são derivados de acidentes com moto. Ainda segundo ele, “no Pará há 17 mil leitos disponíveis que seriam suficientes se não fossem os altos índices de vítimas de acidentes de trânsito que acabam ocupando 50% do total desses leitos.

Mais de 40 instituições foram convidadas a participar da reunião, que ao término determinou os participantes da Comissão executiva provisória de prevenção e combate aos acidentes de trânsito. São eles: Sindmepa; Sespa; Semob; Detran; Associação Paraense de Motociclistas (Aspa Motos); Bike Belém; Semec e Unama.

Uma próxima reunião será marcada já com os membros da Comissão Executiva Provisória para que os devidos encaminhamentos sejam tomados.

 

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará