Conferência Estadual de Saúde abordará o direito à saúde pública

O Conselho Estadual de Saúde abre nesta terça-feira (15), no Centro de Cultura e Formação Cristã (Seminário Pio X), a 11ª Conferência Estadual de Saúde. Mais de 700 pessoas estarão reunidas até a próxima quinta-feira (17), para deliberar propostas e diretrizes a serem apresentadas na etapa nacional, que ocorrerá em Brasília (DF), de 1º a 4 de novembro. Esta é a segunda etapa de conferências – a primeira foi no âmbito municipal, no período de 9 a 15 de julho deste ano.

A cerimônia de abertura terá a presença de representantes da Assembleia Legislativa, do Ministério Público, dos conselhos nacional e estadual de Saúde e do secretário de Estado de Saúde Pública, Vítor Mateus, que fará a palestra magna. Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, o encontro tem como objetivo integrar gestores, conselheiros de saúde, instituições e entidades ligadas à saúde nos mais variados âmbitos.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Gerson Lúcio Domont, diz que a ideia é abordar a gestão participativa para assegurar o direito à saúde. “Precisamos garantir o acesso integral aos serviços da rede pública. Temos que envolver todos os povos nesse processo para avançarmos com a participação da comunidade”, completa.

Vitor Mateus enfatiza a importância da conferência para o aprimoramento da política da saúde pública. Ele ressalta que os debates serão primordiais para a construção de um plano efetivo, que prevê medidas eficientes para melhorar a qualidade dos serviços. “As conferências legitimam a participação da sociedade na construção de políticas públicas, além permitirem o exercício do controle social, que é feito por conselhos municipais e estaduais”, conclui.

Fonte: Agência Pará