Campanha alerta para a prevenção do câncer de mama

O mês de outubro é dedicado exclusivamente a prevenção do câncer de mama. Durante todo este mês o site do Sindicato dos Médicos estará na cor rosa como uma forma de incentivar mulheres com idade acima de 40 anos a fazer a mamografia.

A campanha conhecida como Outubro Rosa visa conscientizar a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O Câncer de mama é a forma mais comum de câncer em mulheres, afetando uma em cada treze mulheres que atingem os noventa anos. Esta é a segunda causa fatal de tumor em mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pulmão.

Uma vez que o peito é composto por tecidos idênticos em homens e mulheres, o câncer da mama também ocorre em homens, embora estes casos sejam menos de 1% do total de diagnósticos.

Se você ainda não completou 40 anos realize o auto-exame pelo menos uma vez ao mês, de preferência no mesmo dia do mês. Caso tenha idade acima de 40 anos procure um médico e faça a mamografia.

Com informações da CELGMED