Doença renal crônica – Uma doença silenciosa que pode trazer sérias consequências

Você sabia que a doença renal crônica (DCR) costumam ser silenciosas e, atualmente, tem afetado grande parte da população mundial? De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, estima-se que 10% da população mundial tenha doença renal crônica e mais de 100 mil pessoas façam diálise no Brasil.

Os rins são órgãos responsáveis por funções vitais no organismo, como o controle da quantidade de água e sal do corpo, a eliminação de toxinas, controle da hipertensão arterial, entre outros. A doença renal crônica age destruindo as estruturas renais fazendo com que o órgão pare de funcionar.

Por se tratar de uma doença silenciosa, alguns sinais da DCR podem se manifestar durante o estágio avançado da doença. No entanto, na maioria dos casos, costuma ser tarde demais. Além disso, alguns desses sinais podem ser confundidos com outras enfermidade. Para a nefrologista, Verônica Costa, é importante que o paciente realize um exames, pelo menos uma vez ao ano, para detectar possíveis alterações no rim.

A médica alerta ainda que pessoas portadoras de diabetes, Hipertensão, glomerulopatias, com histórico familiar de doença renal e maiores de 65 anos fazem parte do grupo de risco para a doença renal crônica, por isso, devem ficar em alerta para a doença visitar regularmente um nefrologista.