WhatsApp: (91) 98895-3102
S.O.S Sindmepa: (91) 99893386

Condições de trabalho do HRT são discutidas em reunião com secretário

0

O Sindmepa esteve presente em mais uma reunião com o secretário de Estado de Saúde Pública, Vítor Mateus, esta semana, na Sespa, para discutir sobre as condições de trabalho e cortes de plantões e sobreavisos dos médicos que trabalham para o Hospital Regional de Tucuruí.

Reunido com os diretores do Sindmepa João Gouveia e Erivaldo Pereira e três médicos que trabalham para o Hospital Regional de Tucuruí (HRT), o secretário explicou que ainda não fechou o levantamento no hospital, em relação ao custo total do hospital, e também não finalizou a discursão interna sobre o perfil do hospital. A intenção da gestão é que alguns serviços prestados neste hospital sejam transferidos para a gestão municipal, entre eles as cirurgias eletivas e as urgências e emergências, para que o hospital atenda apenas casos de média e alta complexidade como referência regulada.

Refutando o fechamento das portas do hospital regional, Sindmepa e médicos alertaram, durante a reunião, sobre os graves prejuízos que este fato poderia causar à população que vive em Tucuruí e nos municípios próximos, pois a urgência e emergência do município é localizada longe do hospital regional. Além do mais, o município não tem condições no momento de realizar tal atendimento sozinho.

Durante a reunião, os médicos detectaram uma discrepância muito grande entre as estatísticas apresentadas pelo secretário e o real serviço prestado pelo hospital regional. Na avaliação dos médicos que trabalham no HRT existe uma subnotificação de AIHs (autorização de internação hospitalares) e procedimentos realizados no hospital.

Foi também foi questionada a demissão do cirurgião Manuel Leopoldo, segundo os médicos, a demissão irá desfalcar a equipe de cirurgia já que nenhuma cirurgia pode ser realizada sem a presença de pelo menos dois cirurgiões. Deste modo, o secretário se comprometeu em rever a demissão e afirmou que após a definição do perfil do hospital – com a garantia da participação dos médicos nesta discursão – será realizado um trabalho de recuperação da infraestrutura do hospital.

Uma nova reunião ficado agendada para a próxima quinta-feira (14) para discutir os assuntos citados acima e o corte de plantões e sobreavisos dos médicos do hospital.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará