WhatsApp: (91) 98895-3102
S.O.S Sindmepa: (91) 99893386

Mutirão de Saúde e Cidadania oferece serviços gratuitos à população

0

Com informações da assessoria do Complexo Hospitalar da UFPA – Bettina e Barros

Organizações promovem neste sábado (26) um Mutirão de Saúde e Cidadania, com diversos serviços gratuitos à população nas áreas da saúde, cidadania e recreativa, das 8h às 13h, na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), antigo Núcleo Pedagógico Integrado – NPI, na Avenida Perimetral, nº 1.000, no bairro Montese (antiga Terra Firme). A ação tem a meta de atender 500 pessoas.

Na área da saúde o atendimento envolve o acolhimento, com o preenchimento da ficha de inscrição; triagem, com peso corporal, altura, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), aferição de pressão arterial e dosagem da glicemia; clínica médica tendo consulta e encaminhamento para a rede pública de saúde, dependendo do caso; clínica oftalmológica, com atendimento de 60 pacientes, preferencialmente acima de 60 anos, que já tenham diagnóstico de catarata ou pterígio (carne crescida), pelo Hospital Bettina Ferro da UFPA, que fará triagem de pacientes.

Além da odontologia, com orientação do Setor Saúde da Escola de Aplicação e atividades educativas de escovação bucal (escovódromo) a cargo do Lions Clube Belém-Icoaraci. Haverá, ainda, atendimento nutricional, pelo Serviço de Nutrição e Dietética do HRAS, da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), que participa pela segunda vez de ação do Lions. Neste mutirão o HRAS contribuirá também com 30 consultas para nutricionista e 50 para psicólogo.

Já as atividades de educação em saúde oferecem palestras sobre diabetes, hipertensão arterial, cânceres de mama, útero e próstata, combate ao uso das drogas ilícitas, proteção da visão, da saúde e do meio ambiente, e prevenção contra incêndio.

Além do Cartão SUS, as iniciativas de cidadania trazem emissão de carteira de identidade, orientações sobre defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis, corte de cabelo e bazar da pechincha. Nas atividades recreativas estão o esporte e a dança.

A ação é realizada pela Lions Clube Internacional, entidade filantrópica, em parceria com diversas organizações, entre elas o Hospital Bettina Ferro de Souza (HUBFS), do Complexo Hospitalar da UFPA, e o Hospital Regional Doutor Abelardo Santos (HRAS), que pertence ao Governo do Estado.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará