WhatsApp: (91) 98895-3102
S.O.S Sindmepa: (91) 99893386

Sindmepa entra na justiça contra PMB por perdas da inflação

1

A assessoria jurídica do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) ingressou com ação civil pública contra o município de Belém para reposição salarial da inflação do período de maio de 2013 a maio de 2016 aos médicos pertencentes ao quadro de servidores públicos municipais. De acordo com o Dieese, a inflação do período calculada pelo INPC foi de 27,13%, percentual solicitado na ação do sindicato.

Para interpor a ação, o Sindmepa baseia-se no princípio previsto na Constituição Brasileira da “irredutibilidade dos vencimentos e manutenção do poder aquisitivo dos vencimentos”. De acordo com o diretor administrativo do Sindmepa, João Gouveia, desde 2013 que o município não repõe a inflação anualmente, como prevê a lei, o que vem acarretando prejuízos financeiros incalculáveis aos médicos que trabalham para o município, cujos vencimentos já são irrisórios”.

Na ação destaca-se que “Nos últimos anos, o Chefe do Poder executivo municipal se manteve omisso frente ao seu dever constitucional e deixou de encaminhar projeto de lei específica que abarcasse a revisão geral e anual dos servidores públicos”.

O prejuízo financeiro dos servidores ficou evidenciado na ação civil onde o texto afirma que “O fato impôs prejuízos de ordem material aos servidores públicos que perderam o poder de compra de suas remunerações para a inflação acumulada de 27,13% no período compreendido entre maio de 2013, data do último reajuste concedido por meio do Decreto Municipal n. 76.015/2013, até maio de 2016”.

A ação do Sindmepa contra o município de Belém foi protocolada na última semana.

1 comentário

  1. Porque demoraram tanto tempo paa entrarem com essa ação?
    Porque só agora houve tal interesse?
    Esta chegando a hora de alguma eleição?

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará