WhatsApp: (91) 8895-3102
S.O.S Sindmepa: (91) 99893386
Afiliado a:

Comissão de Escalpelamento debate na web ações contra acidentes

0

A Comissão Estadual de Combate aos Acidentes com Escalpelamento promoveu ontem e prossegue realizando hoje, às 15h, o webnário Múltiplos olhares sobre o acidente com escalpelamento: diálogos transversais. O objetivo é resgatar as discussões sobre o assunto, discutindo propostas de ações e estratégias para reduzir o número desses acidentes que em pleno século XXI ainda acontecem nos rios da Amazônia. Neste Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento, a Comissão lamenta o registro de cinco acidentes no Estado, com um óbito.

Uma menina de nove anos, do município de Muaná, na ilha do Marajó, foi a vítima fatal do acidente. Informações de parentes que viajavam com ela, dão conta de que o barco tinha cobertura no eixo do motor, mas ela conseguiu abrir a cobertura para apanhar o prendedor de cabelo que caíra no fundo da embarcação. Esse foi o primeiro acidente com vítima fatal dos últimos dez anos, segundo levantamento da Comissão Estadual de Combate aos Acidentes com Escalpelamento.

De 2010 a 2020, o Pará registrou 92 casos, a maioria deles em municípios da ilha do Marajó. Este ano, foram cinco casos até agora, com um um óbito. Os acidentes de 2020 aconteceram em Muaná, Afuá, Portel, Oriximiná e Ananindeua.

Quem quiser acompanhar nesta sexta-feira o debate sobre o escalpelamento nos rios do Pará é só acessar no facebook a página do Conselho Regional de Psicologia (CRP-10), curtir e procurar Vivo. Começa às 15 horas.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sindicato dos Médicos do Pará